Buscar:   em:   

*Utilize os campos à cima para buscar notícias, informações sobre pragas, equipamentos, produtos,  legislação, eventos etc... ou, se preferir, utilize a opção de "*Pesquisa Avançada".

Notícias - Março / 2011

31.03.2011
Tempo de lançamentos de produtos domissanitários

Nos últimos meses, diversos produtos foram lançados no mercado de controle profissional de pragas urbanas. Infelizmente não há como saber de todos os produtos que estão sendo ou que foram lançados, mas alguns dos produtos que foram lançados e que representam diferenciais de inovação em termos de formulação, são os produtos que apresentam mais de um ingrediente ativo já misturados, pronto para diluição.

Alguns destes produtos que tivemos acesso a informação de lançamento são:

- Tenopa, da Basf: Tenopa sem dúvida é, dos produtos que associam mais de um ingrediente ativo, o que tem um conceito mais distinto, por apresentar um piretróide (alfa-cipermetrina) e um juvenóide (ou IGR, o flufenoxurom), agindo de forma eficiente tanto em insetos adultos como nas formas jovens. Tenopa é comercializado na formulação SC (solução concentrada) e apresenta uma excelente relação custo-benefício.

- Delvap, da Tecnocell: Delvap aproveita-se, segundo o Eng. Agr. Levi Garcia, de uma mistura que sempre foi muito utilizada nas empresas de controle de pragas, associando a deltametrina ao DDVP. A mistura pronta, segundo o Agrônomo, possibilita uma maior sinergia entre os ativos, já que os ativos e os solventes estão devidamente balanceados para serem utilizados em conjunto, o que nem sempre acontece quando os ativos vêm separados e são misturados no momento da diluição. O principal diferencial do Delvap, além da sinergia, é o custo, já que o DDVP a 100% e a deltametrina a 5% equivalem a 1 litro de DDVP e 2 litros de deltametrina 2,5%, que é a concentração normalmente encontrada no mercado. Além do litro de Delvap ser mais barato do que 1 litro de DDVP e 2 de deltametrina, tem também a vantagem da estocagem e da devolução das embalagens: ao invés de estocar e ter que devolver 3 embalagens, no caso de comprar os ativos separados, com Delvap só se adquire uma, precisando de menos espaço para estocagem e tendo menos embalagens para serem devolvidas.

- Temprid, da Bayer: Temprid associa beta-ciflutrin e imidacloprid, um piretróide e um neonicotinóide. O uso destes dois grupos químicos associados diminui significativamente a possibilidade de ocorrer casos de resistência ao inseticida, por utilizar dois mecanismos diferentes de ação. Se o inseto for tolerante/resistente a um, será controlado pelo outro. Outro diferencial do Temprid é o registro para controle de percevejo-de-cama, uma praga que ainda não está muito difundida no país, mas tende a se alastrar no ambiente urbano.

 

Além destas formulações associadas inovadoras, outros produtos vêm sendo lançados. A Syngenta está lançando um gel baraticida de uso profissional, chamado Optigard Gel, em seringa de 30g à base de hidrametilnona, com ação prolongada e alta atratividade. O produto deve estar disponível para as desinsetizadoras a partir do mês de abril.


Veja também:

31.03.2011
Veterinário afastado em Apucarana por utilizar chumbinho

O veterinário responsável pelo canil municipal de Apucarana foi afastado por utilizar chumbinho...

21.03.2011
Foz do Iguaçu muda o inseticida no combate a dengue

Após a troca do inseticida, população reclama de mal-estar depois das aplicações...

14.03.2011
Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Controle Biológico

Estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio de Controle Biológico, que será realizado em São Paulo...