Buscar:   em:   

*Utilize os campos à cima para buscar notícias, informações sobre pragas, equipamentos, produtos,  legislação, eventos etc... ou, se preferir, utilize a opção de "*Pesquisa Avançada".

Notícias - Outubro / 2010

27.10.2010
Senhora que usava chumbinho é internada com leptospirose

Entre os profissionais de Controle de Pragas Urbanas sabe-se que, apesar de matar rapidamente, o chumbinho e seus similares dificilmente se tornam efetivos no controle de roedores. Isso porque os ratos possuem um mecanismo de defesa, e associam os ratos mortos próximos de algo que tenham ingerido, no caso, o chumbinho, e acabam não ingerindo mais o produto. Além de ser um risco à saúde das pessoas a aos animais domésticos, portanto, o chumbinho é na verdade um péssimo raticida, pois acaba matando apenas alguns indivíduos da colônia.

A senhora que foi internada com suspeita de leptospirose fez uso durante muito tempo do chumbinho, achando que essa era a opção mais efetiva. Além de ser ilegal e de ter matado apenas meia dúzia de ratos durante muitos anos, ainda matou seu gato também e depois de ter sido mordida por um rato foi levada ao hospital, onde se constatou a possibilidade de estar infectada por leptospira. O caso ocorreu no Ceará.

Referente ao gato, existe a possibilidade de ele ter ingerido o chumbinho ao invés de o rato tê-lo feito, mas também existe a possibilidade de o gato ter ingerido algum roedor que estivesse envenenado, já que este veneno age até o sétimo nível da cadeia alimentar.

No CCZ de Fortaleza, a informação é de que no ano passado houveram 281 casos de leptospirose no estado, e este ano, até outubro, ocorream 25, havendo em Fortaleza um óbito para cada 3 casos confirmados de leptospirose.

 

Fonte: Diário do Nordeste.


Veja também:

31.03.2011
Veterinário afastado em Apucarana por utilizar chumbinho

O veterinário responsável pelo canil municipal de Apucarana foi afastado por utilizar chumbinho...

21.03.2011
Foz do Iguaçu muda o inseticida no combate a dengue

Após a troca do inseticida, população reclama de mal-estar depois das aplicações...