Buscar:   em:   

*Utilize os campos à cima para buscar notícias, informações sobre pragas, equipamentos, produtos,  legislação, eventos etc... ou, se preferir, utilize a opção de "*Pesquisa Avançada".

Notícias - Novembro / 2010

02.11.2010
Dia de Finados inspira cuidados contra o mosquito da dengue

Embora o cuidado contra o mosquito da dengue deva ser permanente, as autoridades parecem ter se alertado para o problema do mosquito em cemitérios, em virtude da ampla visitação a estes locais durante o feriado de Finados, dia 02 de novembro. Os órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pelo controle do mosquito e dos níveis da doença não possuem a palavra "vigilância" em sua designação por acaso (Agência Nacional de Vigilância Sanitaria, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal).

Esta palavra significa que deve-se permanecer vigilante a respeito desses perigos, ou seja, em situação de permanente acompanhamento. Logo, faz sentido que as autoridades se preocupem com as águas paradas nos vasos e outros recipientes nos cemitérios, mas não faz sentido algum de que essa preocupação ocorra somente no feriado de Finados. Afinal de contas, o mosquito, diferentemente de nós, humanos, não vai ao cemitério apenas nesta data. Se ele tiver condições de se reproduzir neste local, certamente estará lá o ano todo, e também visitando as residências e estabelecimentos próximos, pois o mosquito precisa se alimentar de sangue de animais ou pessoas vivas para poder se reproduzir.

 

Fontes: SRZD, Diário de Marília e Globo.com.


Veja também:

31.03.2011
Veterinário afastado em Apucarana por utilizar chumbinho

O veterinário responsável pelo canil municipal de Apucarana foi afastado por utilizar chumbinho...

21.03.2011
Foz do Iguaçu muda o inseticida no combate a dengue

Após a troca do inseticida, população reclama de mal-estar depois das aplicações...